
Nas últimas décadas, o relacionamento entre pacientes e farmacêuticos se tornou mais próximo. Exemplo disso é a prática da atenção farmacêutica, presente em diversas farmácias de manipulação. Dessa maneira, o farmacêutico deixou de ser apenas um técnico presente no local, mas também começou a exercer influência na saúde e qualidade de vida dos clientes.
Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 44/2009 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a atenção farmacêutica “deve ter como objetivos a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários.”
Portanto, não se trata apenas do controle contínuo sobre os medicamentos que o paciente faz uso. Mas também intervir na melhora dos hábitos de vida do paciente. Diante desse cuidado ao avaliar os resultados do tratamento farmacológico, como pode o farmacêutico atuar? É o que veremos em seguida!
ORIENTAÇÕES PERMITIDAS PARA O FARMACÊUTICO
A fim de acompanhar o paciente em seu tratamento, o serviço de atenção farmacêutica consiste em certas orientações:
- informar sobre as características farmacológicas do medicamento;
- como é sua administração;
- possíveis interações com outros medicamentos ou alimentos;
- efeitos indesejáveis;
- efeitos tóxicos
Sendo assim, o farmacêutico repassa todas as informações para que o paciente atue com os cuidados necessários. Também deve o farmacêutico alertar sobre doenças comuns da região onde o paciente se encontra.
Para implementar a atenção farmacêutica, é necessário seguir as normas da ANVISA sobre o serviço. A seguir, apresentamos o passo a passo.
EXIGÊNCIAS PARA IMPLEMENTAR A ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Antes de iniciar a fase de execução da atenção farmacêutica, deve ocorrer o planejamento. Nele, estão presentes três etapas:
- Conhecimento: o farmacêutico responsável deve se especializar em atenção farmacêutica, para então, atender o paciente com qualidade;
- Infraestrutura: em 2015, um dado revelou que 60,3% dos profissionais não tinham um local reservado nas farmácias para atender os pacientes. Portanto, é exigido que a farmácia tenha esse espaço, além dele ser climatizado, confortável e assegurar a privacidade e segurança do paciente;
- Procedimento Operacional Padrão (POP): o POP trata da padronização da atenção farmacêutica e seus processos. Para isso, no POP da farmácia devem estar incluídos metodologia e processos para a prestação de serviço; metodologia e processos para a documentação do atendimento; metodologia de avaliação dos resultados.
Com o cumprimento de todas as etapas acima, chega a fase de execução do serviço. Basicamente, é o momento de avaliar o paciente. Dessa forma, esses procedimentos seguem os seguintes passos:
- Atendimento no local reservado
- Entrevista e coleta de informações sobre o paciente (patologias, medicamentos usados, frequência, dosagem, como se sente)
- Checagem da pressão, temperatura e glicemia
- Estudo do caso do paciente, avaliação do tratamento seguido e caso necessário, intervenção
- Orientações sobre o uso correto dos medicamentos
- Registro e documentação do atendimento
- Termo de Consentimento do atendimento assinado pelo paciente e alerta de que a atenção farmacêutica não substitui a consulta médica
ENTREGA DA DECLARAÇÃO DE SERVIÇO FARMACÊUTICO
Ao fim da atenção farmacêutica, o profissional da farmácia deve entregar ao paciente um documento completo com todas as informações que o paciente precisa. Isso significa conter dados de identificação da farmácia, dados do paciente, dados do médico que prescreveu o medicamento, indicação de Medicamento Isento de Prescrição (MIP) se houver e sua posologia.
Além disso, orientações que o farmacêutico desejar passar para o paciente devem estar na declaração, alertando que o serviço não substitui a consulta médica e exames laboratoriais. Por fim, dados essenciais sobre o medicamento indicado e a assinatura com carimbo do farmacêutico contendo sua inscrição no CRF.
Como você viu, prestar o serviço de atenção farmacêutica exige a elaboração de um planejamento com antecedência. Assim como a dedicação de toda a equipe e gerência. Quando a farmácia estiver pronta para fazer esse atendimento, o ideal é apostar no marketing farmacêutico e divulgar sua disponibilidade por meio de redes sociais e demais canais de comunicação.
Para continuar atualizado sobre as últimas novidades no ramo farmacêutico, assine nossa newsletter! Você receberá no seu e-mail uma notificação quando um novo artigo estiver no ar!
Referências: Portal Educação, Blog Atenção Farma e IBAP Cursos