A população brasileira continua crescendo, apesar do ritmo desacelerado, e envelhecendo mais. É o que aponta a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados estimam que em 2030, o número de brasileiros com mais 60 anos ultrapassará o de crianças de 14 anos. Os idosos representam também um grande público consumidor, sendo o atendimento ao idoso uma das práticas que mais merecem atenção.
E novamente os números comprovam essa realidade: eles já representam 20% do consumo nacional. O setor farmacêutico é um dos que atendem esse público, disponibilizando serviços e produtos para a saúde. Portanto, diversas farmácias já buscam se aprimorar no atendimento ao idoso e entender suas especificidades. Prioridade que faz parte de melhorar a experiência do consumidor na farmácia.
Afinal, os idosos são mais exigentes e seletivos. Isso porque muitos deles fazem uso de medicamentos diariamente e assim, possuem maior proximidade com as farmácias. Além disso, são consumidores fiéis que têm como prioridade uma relação de confiança com o farmacêutico. Para tornar o atendimento ao idoso um bom negócio, apresentamos algumas dicas para melhorar esse relacionamento!
ATENÇÃO E GENTILEZA REDOBRADA
Demonstrar boa vontade no atendimento ao idoso é essencial, assim como a etapa de escutá-lo. No momento em que ele entra na farmácia, simpatia e gentileza ajudam a tornar esse primeiro contato mais amigável. Além disso, quando o idoso descrever um problema, o farmacêutico ou atendente deve escutar com mais atenção para compreender seus anseios. Assim, um atendimento excelente será preponderante para aumentar as chances de um retorno.
RAPIDEZ NO ATENDIMENTO
A farmácia precisa estar atenta desde o momento em que um idoso entra no estabelecimento até o momento do pagamento, onde o idoso pode precisar de auxílio. Atenda esse público com prioridade ou sempre designe alguém da equipe para fazer esse atendimento. Além de respeitar a lei, o atendimento preferencial corresponde às expectativas do cliente com algum tipo de dor ou que possui alguma dificuldade de locomoção.
CRIE UM VÍNCULO DE CONFIANÇA
Como falamos, a confiança é uma qualidade que o “público sênior” preza em uma farmácia. De fato, criar essa relação depende de saber escutá-lo e encontrar a solução ideal para seu problema. Dessa forma, o atendimento ao idoso deve estar preparado para demonstrar essa disponibilidade e estar atualizado sobre as últimas novidades do ramo. Assim, o idoso sentirá que pode confiar na farmácia.
SAIBA SE COMUNICAR
Como sabemos, a comunicação com o cliente da farmácia é fundamental para o sucesso do tratamento médico. No atendimento ao idoso, essa deve ser uma prática reforçada. Ou seja, atender com mais calma, ter cuidado com as palavras, ser claro e falar no tom adequado. Ao final, pergunte se ele(a) entendeu a informação e repita se for necessário. Esse deve ser um padrão no atendimento ao idoso para tornar a comunicação mais eficiente.
DESENVOLVA UM ESPAÇO DE ATENDIMENTO AO IDOSO PERSONALIZADO
A arquitetura da farmácia deve atender às necessidades do público idoso. Isso implica em criar corredores sem obstáculos, amplos e que tenham estruturas de apoio em locais de subida. Espaços para descanso e banheiro adaptado também são importantes.
ATENDIMENTO SEM ESTEREÓTIPOS
Sabemos que a terceira idade sofre com alguns preconceitos e, durante o atendimento, eles nunca devem ser trazidos à tona. Afinal, não se deve deixar levar pelas aparências e subestimar as capacidades físicas ou intelectuais, de qualquer tipo de cliente. O atendimento ao idoso deve ser o mais cordial e eficiente possível.
FACILITE O ATENDIMENTO PRIORITÁRIO
Nossa última dica é sobre tornar o atendimento prioritário mais eficiente. Além de um caixa específico, a equipe deve ter um controle estratégico da fila que priorize os idosos.
Uma maneira eficaz de fazer isso é com o Painel de Senhas. Ele gerencia e organiza a fila de atendimento da farmácia para que os idosos sejam prioridade. Assim, os guichês de atendimento preferencial são configurados para tornar o atendimento mais rápido para esse público.
Saiba mais sobre o Painel de Senhas. Clique aqui!
Referências: Hipolabor, G1 Globo e Guia da Farmácia