No Brasil, existem 7 mil farmácias de manipulação e laboratórios. Um grande número que atende um segmento de clientes que estão sempre em busca de novidades. No entanto, muitos desses consumidores migraram para o virtual, sendo que em 2017, 55 milhões de brasileiros ativos realizaram pelo menos uma compra online. O que levanta uma questão: como criar uma loja virtual e ter uma nova fonte de renda para minha farmácia?
Embora o e-commerce seja muito atrativo, é preciso conhecer a legislação sobre venda de medicamentos online. O que iremos abordar melhor a seguir. Da mesma maneira, atender exigências mínimas como ter loja física e disponibilizar um farmacêutico por meio de chat, por exemplo, para sanar dúvidas sobre os produtos.
Além disso, criar uma loja virtual também implica em conhecimento técnico. Afinal, o meio virtual deve proporcionar a melhor experiência de compra para o cliente da farmácia. Para que dessa forma o site seja uma ferramenta eficiente de vendas e ofereça comodidade. Então vejamos como criar uma loja virtual para sua farmácia!
PLATAFORMA
A categoria Cosméticos e Perfumaria/Cuidados Pessoais/Saúde ocupou o segundo lugar de vendas no e-commerce em 2014. A pesquisa foi feita pela WebShoppers, o que demonstra o grande volume de vendas e a necessidade de uma plataforma adequada. Pois é nela que a loja virtual irá se apoiar, então ela precisa atender uma alta demanda de acessos.
Existem três tipos de plataformas: gratuitas, de código fonte aberto e pagas. As primeiras são muito limitadas e a segunda exige conhecimento de um especialista. Assim, quem deseja construir um site personalizado para a farmácia pode optar por uma plataforma paga. Além de oferecem suporte, algumas plataformas ainda permitem a customização. O que é ideal para quem deseja apresentar promoções, novidades e adicionar botões específicos.
INFORMAÇÕES OBRIGATÓRIAS
O registro do domínio da farmácia é outro passo importante. Já falamos algumas dicas neste artigo sobre como fazer esse registro de maneira assertiva. Após essa etapa, existem dados que não podem faltar no seu site. Eles são os seguintes:
- CNPJ, razão social e nome fantasia
- Endereço e horário de atendimento
- Telefone e WhatsApp
- Licença ou alvará sanitário
- Nome do farmacêutico representante e seu registro no Conselho Regional
- Autorização de funcionamento
Além dessas informações, a farmácia também pode deixar visível sua política de privacidade, política de entrega e devoluções, formas de pagamento e certificados de segurança.
COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL COM DESIGN ESPECÍFICO
Como é grande a variedade de produtos da farmácia magistral, é necessário apresentá-los da melhor maneira possível no site. Dispostos de maneira organizada, com fontes grandes e legíveis, assim como uma paleta de cores baseada na identidade da farmácia.
Aliás, muitas farmácia de manipulação optam por fazer uma divisão dos produtos por categorias. Como por exemplo: suplementos, beleza, higiene pessoal, para alérgicos e marcas. Além disso, use imagens dos produtos em alta qualidade, que não deixe em dúvida o cliente sobre o produto que está adquirindo. Outra dica é criar espaços no site de produtos mais vendidos, para agilizar a compra dos clientes.
SIGA AS EXIGÊNCIAS LEGAIS
De acordo com a RDC nº 44 de 2009, está proibido usar imagens, fazer propaganda, publicidade e promoção de medicamentos de venda sob prescrição médica em qualquer espaço do site. E no caso de vendas desses produtos, a farmácia magistral deve encontrar a melhor maneira de reter a receita dos clientes. Além disso, não podem ser usados na lista de preço qualquer desenho, slogan ou elemento similar que tenha cunho publicitário.
Sobre outras etapas do ramo farmacêutico, como armazenamento e distribuição, a Anvisa tem regras específicas. Você pode averiguar neste link.
SEGURANÇA
A questão de como criar uma loja virtual também envolve se atentar à segurança dos dados dos clientes. Pois eles ao fazerem uma compra na sua loja online da farmácia esperam ter seus dados seguros, em especial na etapa do pagamento. Além de deixar o cliente mais seguro da compra, você demonstra que se preocupa com esse fator.
Sendo assim, adote selos de segurança reconhecidos. Entre eles, o SSL (Secure Socket Layer) é um selo obrigatório que protege os dados que os clientes inserem no site. Além dele, existe um lista longa de selos que além de proporcionarem segurança ao seu site, são capazes de aumentar as vendas já que passam confiança para o cliente.
Esperamos que essas dicas ajudem você a criar a loja virtual da sua farmácia! Ademais, se você prefere um suporte especializado na criação da sua loja virtual, pode contar com a gente!
Temos uma equipe experiente no ramo que vai te ajudar a montar a loja virtual ideal para sua farmácia magistral. Entre em contato com a gente!
Referências: E-commerce Brasil, Sebrae e Espaço Farmacêutico
Tenho interesse de saber como abrir a minha loja virtual de farmácia manipulação .
Olá Adrea! Entraremos em contato através de seu e-mail para agendarmos uma apresentação. Obrigado pelo interesse 😉