
Você já ouviu falar em digital influencer? Esse é um profissional que está cada vez mais em destaque no mercado, pois ele é capaz de influenciar um grupo de indivíduos através da sua produção de conteúdo no meio digital.
Isso significa que o digital influencer tem o poder de impactar centenas (e até milhares) de seguidores todos os dias, seja com o seu estilo de vida, suas opiniões e seus hábitos. Mas, afinal, o que isso tem a ver com a sua farmácia de manipulação?
Imagine que a sua farmácia de manipulação faz uma parceria com um digital influencer para a divulgação de produtos específicos. Como resultado, é bem provável que o alcance conquistado seja bem mais elevado do que aquele que você consegue por meio de tráfego orgânico e até mesmo de anúncios nas redes sociais.
E isso terá um impacto direto no engajamento, nas conversões e nas vendas do e-commerce da sua farmácia de manipulação. Diante disso, parece mesmo vantajoso investir no chamado Marketing de influência, né? Para saber mais sobre o assunto, acompanhe esse artigo até o fim!
Como escolher o digital influencer ideal para sua farmácia de manipulação?
O primeiro passo para escolher um influenciador digital que represente bem os valores e princípios da sua farmácia é identificar internamente quais são os seus objetivos ao adotar a estratégia de Marketing de influência, ou seja, você espera maior interação, mais reconhecimento ou melhores taxas de conversão de vendas?
Definido esse primeiro quesito, os próximos passos na busca por um digital influencer consistem em:
-
Escolha a plataforma que deseja utilizar
Qual é o melhor canal para a sua farmácia de manipulação? Observe se os clientes interagem mais pelo Instagram, Linkedin, Youtube, Facebook, Twitter ou TikTok para identificar a estratégia mais assertiva.
-
Faça uma lista de potenciais candidatos
Depois de escolher em qual rede social você deseja aplicar a estratégia de Marketing de influência, fica mais fácil selecionar alguns influenciadores digitais que são referências nesse canal, ou seja, aqueles que têm uma audiência mais fiel.
-
Eleja o influenciador que mais combina com sua marca
Dentro da lista de influenciadores que você elaborou, quais pessoas têm o perfil da sua farmácia de manipulação? Isso significa entender se você quer um digital influencer mais sério, mais engraçado, com apelo social… Definido esse ponto, é a hora de entrar em contato com os escolhidos. Para isso, é preciso seguir alguns passos que você já pode conferir abaixo!
-
Contato através das redes sociais
Uma forma bem simples de contatar o influenciador é mandando uma mensagem privada na sua página na rede social. Mas atenção: nesse caso é preciso ter consciência de que a resposta pode demorar um pouco.
-
Abordagem por meio de agência
Outra forma de tentar contato é por meio da agência que representa o influenciador, sendo que geralmente essa informação está disposta na descrição do perfil da pessoa. Essa é uma tática mais diretiva e a chance de resposta rápida é maior.
Escolhi o influenciador. E agora?
Se você já definiu quem é o influencer que mais combina com a sua farmácia de manipulação e conseguiu fazer um primeiro contato, chegou o momento de oficializar a intenção de fazer a contratação.
Um ponto muito importante para ser levado em consideração antes de fechar o contrato é analisar os dados de campanhas anteriores realizadas pelo influenciador. Caso os números atingidos estejam de acordo com a sua expectativa, o próximo passo é determinar a natureza do contrato e ressaltar por meios jurídicos os direitos de deveres de ambas as partes.
É importante deixar bem esclarecido alguns pontos-chave da sua estratégia para que você não tenha nenhuma surpresa desagradável. Portanto, tenha bem nítido informações como:
-
Quanto o influenciador irá cobrar por post/story?
-
Quantos views o influenciador pode oferecer em um post/story?
-
Quanto você estima de conversão a cada 100 views?
-
Quais produtos o digital influencer vai ofertar?
-
Qual a sua margem por venda do produto?
-
Quantos produtos você precisa vender para pagar todo o projeto?
Por fim, após todas as negociações e ajustes legais no contato, é só assinar o acordo e colocar em prática a sua estratégia de Marketing de influência!
Conheça os principais tipos de influenciadores
Assim como acontece com diversas outras profissões, os influencers digitais também podem ser divididos em alguns tipos, de acordo com as características dos serviços oferecidos. Os principais são:
-
Nano influenciadores: o número de seguidores gira em torno de 10 mil e seu trabalho é mais nichado, atingindo regiões específicas.
-
Micro influenciadores: costumam ter entre 10 mil e 100 mil seguidores, mas ainda com um trabalho bem nichado.
-
Top Celebs: são aqueles que já ultrapassaram mais de 1 milhão de seguidores, sendo bem menos nichados. Eles são boas alternativas para quem quer conquistar o reconhecimento de marca. Um grande personalidade que se enquadra nesse tipo é o comediante Whindersson Nunes.
-
Fit Celebs: são bem parecidos com os top celebs, contudo ainda oferecem um trabalho mais nichado.
-
Autoridade: são aqueles influenciadores que são referência em determinado assunto, ou seja, dominam um tema específico.
-
Trendsetter: são caracterizados por defenderem uma causa social ou ambiental.
Dicas para ter uma campanha de Marketing de influência mais assertiva
É claro que apostar em um influencer é uma tática com grandes chances de sucesso, mas assim como acontece com qualquer outra estratégia, existem riscos do investimento não trazer o resultado esperado.
Para evitar que isso aconteça, nós selecionamos 3 dicas importantes. Pronto para anotar?
-
Trabalhe com produtos de alto valor agregado, a fim de ter uma margem para todo o plano de Marketing, além da oferta de descontos.
-
Escolha produtos que o influenciador realmente goste de trabalhar e que se identifique com os resultados que podem ser obtidos.
-
Sempre utilize produtos que tenham sinergia com a linha de comunicação que o digital influencer aborda em sua rede.
Fonte da imagem: Youtuber foto criado por Racool_studio – br.freepik.com