Se torna cada dia mais escasso o cliente que vai até a farmácia sem saber o que vai comprar. A maioria faz pelo menos uma pesquisa prévia de preço, compara vantagens entre farmácias e até visita suas redes sociais. Mas esses são apenas algumas etapas iniciais da jornada de compra. A experiência do consumidor na farmácia exige que hoje ela se torne única, para assim, superar as expectativas do cliente.
Aliás, no setor da saúde, a experiência do consumidor na farmácia é um fator decisivo. Pois, por se tratar do cuidado pessoal, os clientes são mais cuidadosos e atentos ao ouvir o farmacêutico. Assim como, levam em conta outros fatores presentes na farmácia.
Dessa maneira, não basta a farmácia de manipulação suprir as necessidades do cliente se quiser ter sucesso no ramo. A concorrência é alta e quem não atende às novas demandas dos clientes, pode ter prejuízo. Diante disso, falaremos de fatores que influenciam na experiência do consumidor na farmácia e como afetam o negócio.
BALCÃO DE ATENDIMENTO
Contar com uma equipe de atendimento qualificada, simpática, disponível e atualizada traz grandes vantagens. É nesse contato com o cliente que ele cria uma confiança com o profissional, quando sente que recebeu um atendimento profissional e com informações de qualidade.
No atendimento, a experiência do consumidor da farmácia é um fator chave. Por isso, simpatia com o cliente, disponibilidade para compreender seus problemas e aflições são bem vistos. Além disso, outro diferencial é ter colaboradores cientes das novidades no ramo magistral. O que permite que indique produtos novos e assim, influencie na jornada de compra de um cliente.
ATENÇÃO FARMACÊUTICA
Já é conhecido pelos gestores farmacêuticos a importância de um uso sustentável de medicamentos. A farmácia de manipulação já sai na frente por permitir que os clientes tenham acesso às quantidades necessária de insumos, evitando o desperdício. Entretanto, o ideal é contar com um profissional especializado em atenção farmacêutica.
Nessa prática, o farmacêutico além de orientar sobre o uso adequado de medicamentos, também resolve problemas que não envolvem os mesmos. Cabe a ele analisar o histórico do paciente, documentar, identificar necessidades urgentes e demais funções. A farmácia que tem profissionais atuando de tal maneira, torna o atendimento mais especializado e voltado para o cuidado com a saúde da comunidade. Assim, a farmácia se torna referência entre os clientes e são maiores as chances de fidelização.
EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR NA FARMÁCIA DIFERENCIADA
Hoje, ninguém mais se contenta com conselhos e sugestões genéricas. Quanto mais o cliente se sente especial, melhor será o relacionamento com a farmácia. Afinal, ele terá lembranças positivas sobre sua experiência no local e fora dele. Portanto, criar estratégias originais dentro e fora da farmácia são uma forma de se destacar.
Por exemplo, oferecer dicas por meio de SMS para aqueles clientes que gostam de produtos de beleza para a pele. Ou dar conselhos específicos sobre cuidados com a saúde que se relacionam com o problema do cliente. Essa personalização é atrativa e é mais provável que o cliente retorne até a farmácia ou conte para um conhecido sobre esse diferencial.
MARKETING INTERNO
Além de organizar estrategicamente a disposição dos produtos farmacêuticos, para que o cliente encontre com facilidade o que procura, o espaço pode ser melhor aproveitado. Uma forma é investir em mídia indoor, ou seja, a propaganda feita no interior do estabelecimento. Nas farmácias, ela pode ser feita enquanto o cliente espera na fila de atendimento, momento em que ele está mais receptivo a informações.
Dessa maneira, a farmácia pode informar por meio de displays, formato mais comum, novos produtos para seu público-alvo. Além de promoções relâmpagos, notícias informativas e ainda criar parcerias com fornecedores interessados em vincular seus produtos nesse canal. Assim, a experiência do consumidor na farmácia se torna mais dinâmica e interativa. O que pode promover o crescimento do empreendimento.
Para finalizar, essas são apenas algumas dicas para tornar a experiência do cliente mais satisfatória. Assim, mais clientes serão fidelizados ou terão pelo menos uma ótima impressão da farmácia. E assim, poderão recomendá-la para pessoas próximas. Promovendo uma saúde financeira positiva para o seu negócio.
Você adota outra estratégia na sua farmácia que melhora a experiência do consumidor? Quais mudanças percebeu com isso? Conte para a gente nos comentários!
Referências: IBAP Cursos e Iberoquímica