
Você já pensou em explorar os 5 sentidos do seu público, atrelando à sua marca sensações inexplicavelmente boas? Com certeza você já entrou em algum restaurante ou boutique que tem um cheirinho único, estímulos visuais incríveis, e uma música de fundo que ficou gravada na sua memória, não é verdade? Pois bem, essa estratégia é chamada de Marketing Sensorial, e ela tem base em estudos sobre a memória afetiva humana, que basicamente são os registros de sensações que ocorreram durante a nossa infância e desenvolvimento, e ficam gravadas no nosso subconsciente. Bom, se formos aprofundar na teoria, talvez fique muito complexo, então vamos direto ao ponto.
O que é Marketing Sensorial?
O Marketing Sensorial é uma estratégia que utiliza os 5 sentidos humanos para comunicação e relacionamento com o público-alvo. Audição, olfato, tato, paladar e visão! Mas você deve estar se perguntando – dá para explorar os 5 sentidos na minha farmácia de manipulação? Dá sim!
Engana-se quem pensa que a técnica do Marketing Sensorial é uma estratégia apenas do ramo alimentício ou das grandes grifes, já que ela é uma alternativa poderosa que pode e deve ser aplicada e praticada nos mais diferentes contextos, e na sua farmácia de manipulação não é diferente! Ainda mais por se tratar de um segmento que utiliza como matéria-prima tantos recursos naturais que podem ser explorados nessas estratégias. Mas como isso é possível? Montamos este artigo para ajudar você com algumas ideias e dicas de como é possível aproveitar o Marketing Sensorial na sua farmácia de manipulação, para fazer os clientes quererem sempre voltar, além de disseminarem a melhor propaganda da sua marca, espontaneamente – a propaganda boca a boca!
Encantando as pessoas estimulando os 5 sentidos
Visão
Sem dúvida a primeira coisa que chama a atenção, é o visual da sua marca, das suas mídias digitais e do seu ponto de vendas! Então eis aqui uma bela ferramenta para iniciarmos os trabalhos! Comece pelo seu logo. Como ele é visualmente? Este estímulo do tipo visual, começa pelo logotipo que representa a sua marca, a sua identidade visual. Pense bem nas cores e nos elementos que irão compor essa identidade. Esse é um bom começo! Agora, e o ponto de vendas? Este sentido pode ser explorado, e muito, no ponto de vendas! Pense bem nos tons e no estilo que irão compor todo o design externo e interno da sua farmácia, escolha bem a mobília, e estimule ainda mais a visão do seu cliente utilizando uma ou mais TVs dentro da sua farmácia, onde você poderá passar imagens bonitas e chamativas, com movimentos, inclusive dos seus produtos. Explore imagens de rostos, pois conforme demonstram estudos, o ser humano tende a se identificar mais com imagens de pessoas. Além de ser visualmente elegante e moderna, a comunicação em slides e vídeos ainda aumenta as suas vendas, já que as pessoas podem ser incentivadas a levarem algo a mais, que não estavam pretendendo antes de entrarem no local. E claro que toda essa beleza da sua farmácia física, deve estar alinhada com o design e comunicação das suas redes sociais, para você conseguir criar, de fato, uma identidade visual consistente e marcante. Tudo em harmonia – logotipo, loja física e redes sociais!
Olfato
Nossa, que delícia! Imagine entrar em uma loja com uma essência aromática natural suave e revigorante? Tenha em mente o seu público alvo, e de acordo com as características e preferências desse público, escolha aromas que provavelmente irão agradá-los. O ideal é que você formule uma composição de aromas exclusiva, só sua mesmo! Pode ser em aplicação spray ou difusor, como preferir. O importante é ter um cheirinho só seu, que torne o ambiente mais agradável e convidativo. Seja criativo e utilize extratos que remetam à natureza, às flores, às frutas, enfim, são infinitas as possibilidades. Mas pegue leve! O cheiro deve ser suave, até mesmo porque, ainda que você pense em seu público-alvo nos detalhes, as pessoas são diferentes umas das outras, e um cheio forte pode não agradar, e acabar interferindo negativamente!
Paladar
Ué, mas é uma farmácia e não um restaurante! Ainda assim, é possível usar essa estratégia. Essa prática já não é mais exclusiva do segmento alimentício, há um tempo. Quem nunca entrou em uma loja de roupas, que tinha um cantinho com um cafezinho? Pois bem, essa estratégia é incrível e sendo do ramo magistral, você poderá explorá-la muito mais. Faça um chá bem gostoso e libere a criatividade para deixá-lo especial, isto é, que tenha um segredinho. Que tal um chá de hibisco, mas com um toque de framboesa? Hummm, comece a pensar aí nas possibilidades! Deixe-o em um local bem bonito para o seu cliente tomar enquanto aguarda uma fórmula, ou o atendimento. Outros itens são super bem-vindos também – balinhas de colágeno com sabor, biscoitos com ingredientes naturais e por aí vai. Imagina ser recebido assim? Ah, quem não ama!?
Audição
Claro, além de uma comunicação agradável, precisa e solícita no atendimento, você pode explorar este sentido de outras maneiras, e fazer seu cliente ficar até mais feliz, acredita? Sim, mesmo quem não é especialista em música, já percebeu que existem notas musicais que podem levantar o astral, e trazerem uma sensação gostosa de felicidade, ao mesmo tempo que outras têm o poder de deixarem tudo mais para baixo. Monte uma playlist com músicas de fundo que tenham tudo a ver com o seu público. Podem ser até mesmo instrumentais, o importante é que tenham notas que contribuam para uma sensação de bem-estar. Ah, e claro, a música é de fundo, audível, mas baixinha, ok?
Tato
Bom, até aqui ok, mas o tato não vai dar para estimular, né? Vai sim! Quando falamos sobre este sentido, estamos falando de tudo que sentimos ao toque das mãos ou qualquer parte do corpo. Coisa de pele, sabe? Então invista em belas poltronas de espera, com tecidos macios e aconchegantes! Outra ideia super legal, é ter provadores de cremes hidratantes, protetores solares, produtos capilares, e aquele álcool gel especial, com algum extrato diferente, que pode ficar perto do seu chá, para as pessoas fazerem a assepsia das mãos antes de prová-lo! Show, não é verdade?
Agora fica entre nós! Quem não gostaria de ser recebido assim? Sabemos que alguns itens podem exigir algumas mudanças e investimentos, mas os resultados valerão a pena! Essas foram apenas algumas ideias, e agora é com você! Aproveite essas estratégias e seja realmente marcante para o seu público! E não se esqueça de alinhar todas essas possibilidades, ao seu público-alvo e suas características!
Fonte: Revista Brasileira de Gestão e Inovação.