
Os números impressionam: mais de 100 milhões de pessoas usam o WhatsApp no Brasil, segundo os administradores do aplicativo. Desde 2012, quando aconteceu o boom do aplicativo, a troca de mensagens se tornou frequente e os negócios começaram a adotar o novo meio de comunicação. Em especial, para fazer vendas pelo WhatsApp, assim como prestar atendimento ou solucionar dúvidas.
MAIOR PROXIMIDADE
No WhatsApp é possível enviar diferentes tipos de mídia, o que aumenta as possibilidades de diálogo com os clientes. Seja por texto, foto, GIF, vídeos ou links, a farmácia tem um canal direto com o consumidor e pode aproveitar disso com inteligência. Portanto, isso significa que mesmo que essa proximidade com o cliente seja interessante, não se pode tornar abusivo o envio de mensagens, configurando spam.
Assim, aproveite esse contato para enviar conteúdos interessantes, promoções, informações pertinentes e novidades da farmácia. Crie uma frequência de envio de mensagens que não seja invasiva e sempre em horário comercial. Sobre a lista de contato, não compre, reúna dados de clientes que frequentam a sua farmácia. Assim, não corre o risco de enviar conteúdos para pessoas que sequer conhecem seu negócio, podendo ficar incomodadas e formar uma opinião negativa da sua farmácia.
USE AS LISTAS DE TRANSMISSÃO
Talvez você já tenha sido adicionado a um grupo de mensagens sem o seu consentimento. Essa é uma das práticas mais abusivas e que só despertam incômodo para o usuário. Portanto, esse não é um comportamento que a farmácia deve ter, já que impactará negativamente em sua imagem. O ideal é enviar conteúdos por lista de transmissão, o que acaba parecendo uma conversa exclusiva com o cliente e no qual ele pode tirar suas dúvidas com privacidade.
INFORME SOBRE PROMOÇÕES
Manter seus clientes informados sobre descontos é uma maneira eficaz de aumentar as vendas por meio do aplicativo. Também tenha cuidado para não ser tratado como spam, envie quando realmente a promoção é interessante para seus clientes. Nesse caso, a ideia é apostar em soluções farmacêuticas que não precisam de prescrição e que são novidades no mercado – o quem tem poder persuasivo. Da mesma maneira, invista em artes interessantes que contenham todas as informações importantes da promoção.
MANTENHA SEUS DADOS ATUALIZADOS
Não há como vender pelo WhatsApp se seus dados para contato no aplicativo estiverem incompletos ou desatualizados. Por isso, configure seu WhatsApp corretamente e verifique sempre se os dados estão corretos e se há boa quantidade de canais para contato. Além de demonstrar seriedade e credibilidade, a farmácia se mostra capaz de lidar com essa tecnologia em prol de seus clientes.
FACILITE O ENVIO DE PRESCRIÇÕES
No caso de manipulados, a farmácia pode aproveitar a vantagem de envio de fotos. Dessa forma, permitir que os clientes enviem suas prescrições pelo WhatsApp e já combinar valores e data de entrega. Assim, ao ter essa atividade facilitada, haverá mais chances de finalizar uma venda.
Já faz vendas por WhatsApp? Conte para gente a sua experiência com o aplicativo nos comentários!
Referências: Sebrae e DNA de Vendas