
Os influenciadores digitais estão fortemente presentes nas principais redes sociais, e ganham cada vez mais seguidores, em diferentes segmentos. Com certeza você já deve ter seguido a dica de um amigo para comprar algo, porque tendemos a investir a partir das recomendações das pessoas que confiamos. Uma amiga, por exemplo, com um cabelo bonito que indique determinado shampoo para você, estará influenciando a sua decisão de compra. Antes da internet, essa influencia vinha normalmente a partir dos círculos de amizade, familiares, enfim, pessoas que conviviam entre si, no entanto, com o advento do mundo online, diferentes pessoas começaram a se destacar a partir da criação de conteúdo com suas opiniões, críticas, resenhas sobre produtos ou o simples compartilhamento de suas rotinas nesse universo digital, e começaram a colecionar seguidores e influenciá-los de diferentes formas – com dicas de saúde, dicas fitness, maquiagem, moda, etc – e o sucesso foi tanto que acabou se tornando profissão. Que tal saber mais sobre o assunto e entender de que forma os influenciadores digitais se encaixam nas estratégias de marketing da sua farmácia de manipulação? Separamos as informações que você precisa para começar!
O que é um Influenciador Digital
Bem, já demos as pistas na introdução do artigo, mas vamos esclarecer melhor. Influenciador digital ou Digital Influencer, é um empreendedor digital, uma pessoa que cria conteúdos na internet e possui um grande número de seguidores no YouTube e principais redes online como Instagram e Facebook. Pode ser uma pessoa simplesmente comunicativa, que gosta de determinado assunto, pode ser um especialista, ou até mesmo pessoas já conhecidas por outros trabalhos como atores, atrizes, apresentadores, entre outros. Embora existam monetizações de acordo com o engajamento das pessoas em relação aos conteúdos, a maior renda desses empreendedores digitais vem das parcerias fechadas com diferentes marcas – o influenciador é pago para recomendar a sua marca para os próprios seguidores, e possivelmente influenciará a decisão de compra dessas pessoas que confiam nele, como se fosse um “amigo”, possibilitando o aumento das suas vendas e da notoriedade da sua marca.
Quais são as vantagens de uma parceria com influenciadores digitais?
Ter influenciadores digitais falando dos produtos da sua farmácia de manipulação, deve ser encarado como uma das suas estratégias de marketing digital, isto é, você continuará com as suas postagens, campanhas, anúncios, e terá também a divulgação através dos influenciadores. Com isso você terá chances de alcançar muitas pessoas que poderão se tornar clientes fidelizados da sua marca, em diferentes canais de comunicação e estará conectado com um público altamente segmentado, muito bem definido, o que ocorrerá a partir da escolha dos seus influenciadores.
Quais influenciadores poderão divulgar a minha marca?
Para escolher o influenciador que mais tem a cara da sua marca, e que consequentemente tenha seguidores que são compradores potenciais, o primeiro passo é pesquisar bastante. É claro que você pode procurar influenciadores conhecidos regionalmente, onde a sua farmácia está localizada, ou se for possível, invista em influenciadores mais famosos em nível nacional. Como existem influenciadores dos mais diferentes assuntos, normalmente não faltam opções. Se a sua farmácia tem o foco em dermocosméticos, procure uma dermatologista, esteticista ou uma influenciadora de beleza. Se seu foco maior for em suplementos para esportistas, que tal procurar um atleta que esteja presente nas redes, ou educador físico? Ou ainda se seu foco maior está em emagrecimento, talvez seja uma boa alternativa procurar uma nutricionista que produza conteúdos e tenha vários seguidores. Ou a sua farmácia tem de tudo um pouco? Você pode segmentar a divulgação para influenciadores de cada linha – linha de beleza, anti-idade, fitness, saúde óssea, emagrecimento, etc.
Para saber se a parceria está sendo de sucesso, você poderá mensurar a quantidade de pessoas que compraram seus produtos a partir da divulgação de determinado influenciador, incluindo um parâmetro UTM (utilizados para medir resultados) nos links que direcionam para a página de vendas. Assim você saberá com quem valerá a pena renovar a parceria, ou não!
Ao pesquisar verifique cuidadosamente o perfil e a reputação do influenciador, para se certificar de que você estará atingindo o público que busca, e de forma coerente com os valores da sua marca.
Mas deve ser caríssimo, não é?
Com certeza essa é a pergunta que não quer calar! Todos sabemos que ter um bom retorno em marketing digital exige um certo investimento, mas que vale cada centavo, já que quando bem feito aumenta as vendas e a notoriedade da marca ao longo do tempo. Neste caso, fazer parcerias com influenciadores, normalmente é bem flexível, principalmente se você optar pelos que estão iniciando, mas que já possuem uma quantidade considerável de seguidores. Além da negociação em pagamento, existem também as possibilidades de fornecimento de algum benefício – por exemplo, um influenciador da sua região, do segmento fitness, pode concordar em fazer as divulgações em troca do fornecimento de algum produto. Enfim, essa é apenas uma sugestão, mas a negociação deve ser feita diretamente com o criador de conteúdo ou assessor, e pode variar bastante de pessoa para pessoa. Ao conversar com o influenciador para tentar uma parceria, deixe claro que ambos os lados terão benefícios, e esteja aberto a ideais para chegar a uma boa negociação.
Optando por influenciadores mais famosos, o retorno poderá ser mais rápido e ainda mais eficaz, mas provavelmente custará bem mais caro, no entanto, se algum famoso lhe chamar a atenção durante as pesquisas, não deixe de tentar conversar! Pode ser uma boa oportunidade!
Ah, e tem mais. Com o crescimento desse ramo, atualmente você também encontra empresas que fazem todo o gerenciamento do seu marketing exclusivamente com influenciadores, e esta também pode ser uma boa opção!
Fonte: Inovação Sebrae.