Quem não é visto, não é lembrado. Apesar do bordão ser antigo, ele continua atual. Afinal, a concorrência entre farmácias magistrais aumentou e migrou para outros espaços, principalmente pelo advento da internet. Dessa forma, surgiu o marketing digital, ações publicitárias feitas no meio online. E devido ao alto grau de especificidade do ramo, hoje temos o marketing digital para farmácias.
O termo é bem abrangente e, para muitos, é até uma novidade. O marketing digital atraiu diversas farmácias interessadas em alavancar vendas, assim como atrair e fidelizar mais clientes. E não há como negar, muitos dos clientes das farmácias usam redes sociais, fazem pesquisas e buscam informações sobre saúde e bem-estar.
Portanto, o marketing digital para farmácias se tornou um meio eficiente de realizar vendas, atrair e reter clientes, assim como fidelizá-los. Além disso, o marketing digital não se trata apenas de vender, mas de fortalecer a marca e agregar valor ao negócio. E como fazer isso? Hoje abordaremos as estratégias envolvidas nesse processo!
COMO COMEÇAR O MARKETING DIGITAL PARA FARMÁCIAS
Para realizar um marketing digital que traga resultados, é necessário planejamento. Esse é o primeiro passo em qualquer tipo de atividade direcionada para os meios digitais. Aliás, são empresas especializadas em marketing digital que fazem esse planejamento, o qual será pensado exclusivamente visando o público-alvo da farmácia.
Ademais, é fundamental saber quem é exatamente esse público, definindo-se a persona. A identificação desse perfil ideal requer tempo e pesquisa. Assim, é desenvolvida uma estratégia eficaz, capaz de conversar com os clientes e conquistar novos. Ah, não deixe de observar os cuidados da propaganda para farmácias quando fizer o planejamento .
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO
De acordo com o Google, uma em cada 20 pesquisas feitas no site é relacionada à busca de sintomas. Isso demonstra que os potenciais clientes da sua farmácia pesquisam por informações de qualidade sobre saúde. Portanto, uma das estratégias de marketing para farmácias têm sido produzir conteúdos que sanam dúvidas de clientes, sendo criados blogs para isso.
Dessa forma, o papel da produção de conteúdos encontra espaço em atender necessidades dos clientes fora da farmácia. Assim, haverá mais chances de atrair esse cliente para a farmácia ou site de vendas, retê-lo e, com a constante criação de conteúdo de seu interesse, fidelizá-lo.
MÍDIA PAGA
Outra estratégia interessante envolve a criação de ofertas no meio online. Podem ser planejadas para redes sociais, site de buscas e demais plataformas onde se encontram seus clientes. Investir em na segmentação de público para direcionamento de certas ofertas também é uma forma de atender os diferentes públicos da farmácia.
Além disso, o fortalecimento da marca também se utiliza de mídia paga. Isso pode ser feito por meio do Google AdWords. Com essa ferramenta é possível qualificar quais clientes serão atingidos pelo anúncio. Assim, se a farmácia busca fortalecer a marca no bairro, pode-se segmentar o anúncio somente para esse público.
E-MAIL MARKETING
As farmácias que incrementam sua estratégia com um e-mail marketing eficiente, conseguem se posicionar melhor, aumentar as vendas e fidelizar mais clientes. E como isso é possível? Seja no momento da compra na farmácia ou na leitura de um artigo no blog, os clientes podem fornecer o e-mail. E assim, se tem um novo canal de comunicação com os mesmo.
Mas se engana a farmácia que acha que basta elaborar um e-mail marketing genérico para todos os clientes. É necessário compreender o que fez cada um buscar a farmácia e assim, criar uma mensagem atrativa, segmentada e relevante que desperte o interesse do clique, por parte dos clientes. Essa é uma oportunidade de estimular vendas, apresentar novos produtos, promoções, viralizar conteúdos e analisar a própria performance do e-mail marketing.
REDES SOCIAIS
Entre as ações de marketing digital para farmácias, muitas delas se apegam às redes sociais. Porém, alguns erros comuns podem acontecer, como misturar o perfil pessoal com o profissional da farmácia. E assim, postar informações que não são do interesse dos seus clientes.
Dessa maneira, o primeiro passo é saber se seus clientes estão nas redes sociais e em quais. Depois, realizar todo o planejamento de conteúdo, assim como alinhar a identidade visual da farmácia com a identidade nas redes. E por se tratar do ramo da saúde, a farmácia deve contar sempre contar com fontes seguras de informação.
Se você está em busca de uma parceria especializada em marketing digital para farmácias, conte com a Ai9! Nós temos diversos serviços para fortalecer sua marca e alavancar as vendas! Clique aqui e saiba mais!
Referências: Doppler