Você sabia que o critério de experiência na assistência à saúde é o que lidera na questão de compra? Não é para menos, o setor é um dos que mais cresce e tem no meio digital um dos seus pilares. O resultado foi apontado pela PwC e demonstra que as farmácias também devem investir no marketing farmacêutico digital para continuar sendo competitivas.
Ademais, não há como negar que todos estão mais conectados ao digital e reconhecem empresas que fazem o mesmo. Dessa maneira, surgiu há pouco tempo o marketing digital, ou seja, aquele que usa a tecnologia e suas plataformas digitais para captar clientes e fidelizá-los. Sendo assim, é importante a farmácia saber se posicionar bem nesse cenário.
Mas não se engane. Fazer marketing farmacêutico no meio digital trouxe diferentes regras para as farmácias, assim como restrições do que pode ser feito no marketing online. Então, conheça a seguir dicas para ter um marketing digital relevante e capaz de trazer lucros!
PLANEJE SEU MARKETING FARMACÊUTICO DIGITAL
Hoje são muito estudados e testados os conceitos e possibilidades do marketing digital. As estratégias não podem ser executadas às pressas, precisam ser planejadas de acordo com o perfil da farmácia. Aliás, esses planejamento deve também determinar limites de investimento e metas que desejam ser alcançadas.
Para começar, o farmacêutico deve conhecer seu público e a partir disso, criar sua persona. O conceito significa a imagem do cliente que frequenta sua farmácia, com idade, sexo e hábitos definidos. Pode existir mais de uma persona. Assim, conhecer suas necessidades e como ela usa a tecnologia.
ADMINISTRE REDES SOCIAIS ESPECÍFICAS
A sua farmácia precisa estar nas redes sociais que seus clientes usam. Podem ser essas: Facebook, Instagram, Twitter ou até mesmo o WhatsApp. As possibilidades são variadas. Entretanto, não significa que você deve estar em todas, mas somente naquelas que a sua persona visita.
Dessa forma, você concentra os investimentos e conteúdos em canais de comunicação efetivos e aprimora o marketing farmacêutico digital. Assim como disponibiliza formas de contato online para os demais clientes interessados apenas em tirar dúvidas, por exemplo.
TENHA UM E-COMMERCE ESPECIALIZADO
O e-commerce voltado para farmácias surgiu como uma grande força de vendas. No entanto, é preciso cumprir as regras da Anvisa para vendas online, assim como a retenção de receitas para medicamentos controlados.
Com isso em mente, invista em uma plataforma segura, rápida e responsiva – aquela que se adapta ao dispositivo que está sendo usado. E também lembre-se de registrar um domínio adequado, veja aqui como de como fazer isso. Além disso, pense que a venda online é uma ótima chance para fidelizar um cliente. Para captar o contato do cliente, ofereça em retorno descontos, programa de fidelidade ou promoções.
CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES
Como dissemos acima, é possível ter mais de uma persona. Por exemplo, se sua farmácia atende um nicho de mulheres interessadas em dermocosméticos e outro nicho da terceira idade. Nesse caso, planeje um marketing farmacêutico digital voltado para ambos os públicos e também conteúdos específicos para cada.
Se você usa o WhatsApp para marketing farmacêutico, a dica é usar listas de transmissão exclusivas de cada público e enviar conteúdos sobre assuntos, produtos e novidades que interessam a cada grupo.
Da mesma maneira, a criação de conteúdos relevantes torna a sua farmácia referência no ramo, assim como desperta o engajamento dos seus clientes. E quanto maior o engajamento, maiores as chances de vendas, indicações e fidelizações.
Já está preparado para começar o marketing farmacêutico digital do seu negócio? Siga a Ai9 no Facebook e esteja por dentro das últimas novidades do ramo!
Referências: Dose de Marketing e E-commerce News