
O público vegano sinaliza uma nova tendência de mercado, e neste artigo falamos sobre como você pode trabalhá-la para fidelizar mais clientes! Leia até o final, para ver a surpresa que preparamos para você!
Apesar de ser um público crescente no Brasil, que atualmente conta com aproximadamente 29 milhões de adeptos, o termo ainda gera muita confusão entre a maioria das pessoas, então vamos começar pelo básico – qual é a diferença entre vegetarianos e veganos?
O vegetarianismo é um tipo de regime alimentar que exclui do prato qualquer tipo de carne ou produtos cárneos. Esse é o ponto principal para que uma pessoa seja considerada vegetariana, mas ainda ocorrem algumas variações que se subdividem em quatro, de acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira, que vai desde os que comem ovos e laticínios, apenas laticínios, apenas ovos, ou nenhum alimento de origem animal.
Aí você deve estar se perguntando, os pertencentes à classe que não consome nenhum alimento de origem animal, já são veganos, não são? Ainda não! O veganismo é um estilo de vida em que o adepto exclui qualquer serviço ou produto que tenha passado por alguma medida de crueldade em relação aos animais, retirando de sua vida e de todas as esferas de consumo, tudo que interfira de alguma maneira na vida desses seres.
Estudos mostram que esse estilo de vida surgiu a partiu do vegetarianismo, e teve o termo criado em 1944 pelo ativista Donald Watson.
Mercado em crescimento
Como falamos acima, o veganismo engloba todas as esferas de consumo como alimentos, bebidas, roupas, sapatos, cosméticos, suplementos e medicamentos! Nenhum produto vegano deve conter ingredientes de origem animal, ou ter sido testado em animais, o que acaba abrindo uma nova possibilidade de mercado e vendas, na tentativa de suprir as necessidades desse público. Atualmente é comum encontrarmos nas embalagens dos produtos, a frase “não testado em animais”, ou “100% vegetal e vegano”. Sim, pois é possível que o produto seja vegetal, mas tenha passado por algum procedimento que infrinja a ética seguida pelos veganos. Por isso a necessidade de especificar que se trata de um produto vegetal e vegano.
Como vender mais para esse público?
Bom, para estar alinhado com o mercado, e ter a possibilidade de atender adequadamente as necessidades do público vegano, toda a sua equipe tem que estar em sintonia! Desde um suplemento, um creme, um shampoo, enfim, seja o que for, o cliente ao se identificar como vegano, deve contar com as orientações e direcionamento que estejam de acordo com esse estilo. Para isso, converse com todos os seus colaboradores e explique sobre o assunto em detalhes, para que não ocorram enganos nesse sentido, e com isso, a perda de vendas.
Caso você trabalhe com produtos de revenda, pense em reservar um espaço para os produtos veganos. Esse é um diferencial que vai chamar a atenção dos adeptos!
Faça publicações direcionadas nas redes sociais
Apesar do crescimento do público vegano, e dos produtos que atendem essas pessoas, ainda é possível encontrar certa limitação. Muitos estabelecimentos ainda não possuem produtos veganos, ou não os divulgam adequadamente, o que acaba por não atrair esse público. Para isso, divulgue em suas redes sociais, postagem direcionadas aos costumes veganos. De acordo com o inbound marketing, ou marketing de conteúdo, é necessário oferecer dicas e informações relevantes direcionadas ao público que você deseja atrair. Então, em sua programação de postagens, tenha sempre alguma relacionada. Quem sabe alguma dica nutricional sobre como suprir as necessidades proteicas, por exemplo, sem o consumo de alimentos de origem animal? Enfim, existem diversas possibilidades. E claro, não deixe de divulgar os produtos que você trabalha, que atendam a ética vegana. Atualmente, além dos manipulados, existem pastas de dentes, shampoos, condicionadores, cremes, ou seja, opções é que não irão faltar.
Interessante observar que mesmo não sendo um adepto, as pessoas em geral, têm procurado cada vez mais produtos naturais e que sejam produzidos de forma mais sustentável. Isso significa que mesmo não sendo uma postagem com ênfase no fato do produto ser vegano, se ele for, essa informação deve ser mencionada, para que você abra a possibilidade de vender mais.
Organize a sua loja virtual
Sabendo da necessidade diferenciada do público vegano, você deverá categorizar seus produtos de forma intuitiva para esse público também. Se você tiver uma linha considerável de produtos classificados como veganos, é aconselhado que você faça uma categoria principal com o nome “Veganos”. Essa organização vai facilitar a navegação de quem busca por esses produtos, e as chances de você vender mais, aumentam!
Caso você não tenha essa categoria, algumas pessoas poderão passar pelo seu site sem nem mesmo saber que você possui essa gama de produtos. Não se esqueça de utilizar as palavras-chave adequadas nas categorias e nos perfis explicativos dos produtos, ou seja, faça um bom SEO para que as pessoas encontrem a sua farmácia nos mecanismos e busca!
Agora temos uma surpresa para você! Nossa equipe de criação e design criou alguns selos incríveis que identificam produtos veganos, para você utilizar na sua loja virtual, posts das redes sociais e whatsapp. Baixe agora e aproveite: https://conteudo.ai9tec.com/selos-veganos
Fontes:
Sociedade Vegetariana Brasileira
Associação Brasileira de Veganismo