
Toda estratégia de Marketing deve ser mensurável, ou seja, apresentar indicadores possíveis de serem analisados. O grande problema é que muitas empresas que visam aumentar as vendas acabam se apegando às chamadas métricas de vaidade, que não ajudam na tomada de decisões assertivas.
E o que isso tem a ver com o seu negócio? É que a sua farmácia, como qualquer outro negócio, faz investimentos para que se obtenha uma receita lucrativa. E para que isso seja possível, a métrica mais importante para você é a conversão de vendas!
Mas como mensurar se sua estratégia está trazendo bons resultados de conversão? A resposta é simples: analisando as métricas de negócio.
Afinal, o que são métricas de vaidade?
De uma forma simples, pode-se dizer que as métricas de vaidade são aqueles dados que podem até parecer impressionantes em um primeiro momento, mas nem sempre se traduzem em resultados de negócios significativos.
Um bom exemplo para ilustrar essa situação são as curtidas que um post teve no Instagram. As pessoas podem adorar o conteúdo compartilhado, mas não significa que isso vai se tornar uma venda.
Claro que as métricas de vaidade não são descartáveis, pois elas ajudam a mensurar o reconhecimento da sua marca ou produto no mercado.
Entretanto, elas não devem ser consideradas decisivas na hora de analisar se uma estratégia com foco em conversão de vendas foi bem sucedida ou não, uma vez que não são úteis para medir resultados efetivos de negócios.
3 tipos de métricas de vaidade
Apesar de serem consideradas importantes para avaliar se a estratégia de Branding está fazendo sentido, as métricas de vaidade não devem ser consideradas KPI’s de um projeto.
E se você ainda está em dúvida sobre o que, de fato, é uma métrica de vaidade, nós selecionamos 3 exemplos clássicos desse indicador:
1. Cliques
Embora a taxa de cliques seja um dado importante para mensurar se você está conseguindo levar pessoas ao seu site, blog ou Landing Page, nem sempre ela representa uma métrica de negócio.
Isso porque as pessoas podem estar acessando o seu conteúdo, mas sem que haja conversão de vendas. Portanto, essa métrica sozinha não representa um resultado efetivo de negócios.
Entretanto, deve estar claro que o clique é importante para mensurar a eficiência de uma campanha ou a porcentagem de pessoas que estão visualizando seu conteúdo. O ideal é acompanhar a métrica de cliques no início do funil de vendas, tendo consciência de que a taxa de clique se torna mais relevante quando vem acompanhada de mais acessos e vendas.
2. Seguidores
É claro que ter um número expressivo de seguidores ajuda em uma estratégia de Branding, mas essa informação não representa sucesso de vendas.
Muitas vezes, é mais interessante ter uma quantidade menor de seguidores, mas com pessoas engajadas e interessadas nos seus produtos.
Dessa forma, a chance de converter um produto em venda é muito maior!
3. Compartilhamento
Essa é mais uma métrica que pode atestar que sua estratégia de Branding deu certo, porém, não garante que as suas vendas aumentam.
O compartilhamento é interessante para gerar reconhecimento de marca e engajamento com o público, mas depois é preciso atrair o prospect para seu site e encaminhá-lo para o funil de vendas.
Apenas depois de todo esse processo é possível mensurar se a sua estratégia teve sucesso no que diz respeito a vendas.
Quais métricas você deve avaliar para mensurar conversão de vendas
Agora que você já entende melhor o que são métricas de vaidade e sabe que elas não são ideais para avaliar o sucesso de vendas da sua empresa, deve estar se perguntando quais dados deve avaliar para mensurar a taxa de conversão.
A boa notícia é que nós temos essa resposta! Preparado para conferir algumas métricas de negócios importantes para a sua estratégia de vendas?
- Acessos: é por meio dessa métrica que você consegue analisar quantos acessos são gerados no seu site, além de verificar suas respectivas origens. Isso significa que você tem informações de quais canais (redes sociais, e-mail, ads ou acesso orgânico) estão resultando em acessos para o seu conteúdo e quais assuntos geram mais interesse das pessoas.
- Oportunidades: sabe as famosas adições ao carrinho de compra online? Ou os envios de receitas e orçamentos, os cliques no botão de chamar pelo Whatsapp ou no botão em Campanhas Google, e as mensagens ou comentários em postagens perguntando o valor de um determinado produto? Todas essas ações são oportunidades de negócios geradas pelo Marketing Digital para a farmácia. Para mensurar a efetividade dessas taxas, é possível aplicar a taxa de conversão e multiplicar pelo ticket médio. Cabe ressaltar ainda que a métrica de oportunidade é ideal para analisar se o seu processo de vendas está eficiente ou se é preciso otimizar as alternativas de prospecção.
- ROI (Return Over Investmente): também chamado de Retorno sobre Investimento, essa métrica de negócio é ideal para saber quanto dinheiro a empresa está ganhando ou perdendo em cada investimento realizado. Assim, é possível conferir quais ações estão sendo prejudiciais e quais devem ser otimizadas.
- Vendas: essa é uma métrica muito importante para quem deseja verificar se seu processo de vendas está satisfatório. Para analisar as vendas realizadas, é recomendado que você meça o percentual das oportunidades geradas e suas respectivas taxas de aprovação ou rejeição. Encontrado esse número, você deve multiplicar pelo seu ticket médio. É assim que você vai ter um valor real das receitas geradas nos diversos canais trabalhados pelo digital.
Talvez você também se interesse por este assunto – 5 dicas para fazer um bom atendimento via online.
E como saber se minha estratégia está trazendo resultados positivos?
O jeito mais eficaz de entender se a sua estratégia está sendo benéfica para sua empresa é analisando as métricas de negócio, em vez de considerar apenas as métricas de vaidade.
São as métricas de negócios que trazem números mais realistas sobre a situação financeira da sua empresa, proporcionando a possibilidade de mudança de estratégia ou de aprimoramento das ações já adotadas.
Dicas anotadas? Então, chegou a hora de rever as métricas avaliadas na sua estratégia e se preparar para crescer ainda mais!
Fontes: Rock Content e RD Resultados Digitais