A farmácia magistral funciona como uma cadeia interdependente. Isso porque de um lado temos a farmácia e do outro, o prescritor. O elo entre ambos é o propagandista farmacêutico, também conhecido como visitador médico. Ele é o representante da farmácia e assim, a cara do negócio, responsável também por fixar a imagem e o nome da farmácia.
Ademais, muitas das vendas farmacêuticas têm como fonte o trabalho do propagandista. Ao lado dele ainda se somam outros fatores que impulsionam as vendas hoje em dia. O tradicional boca a boca e a influência da internet, em especial das redes sociais.
Ainda assim, é o papel do propagandista farmacêutico que exerce maior peso na hora de destacar a farmácia. Além de mencionar como a solução farmacêutica funciona e suas contraindicações, o propagandista cria um vínculo de confiança com o prescritor. Principalmente quando faz uma boa apresentação. Então, o que ele precisa para vender ainda mais? Veja nossas dicas!
-
FAÇA UM PROCESSO SELETIVO ASSERTIVO
Nem sempre o gestor da farmácia é o mais preparado para ser o propagandista. Pois não basta conhecer profundamente todos os ativos disponíveis nas prateleiras, mas também ter carisma, desenvoltura e ser ágil para negociar. Então, procure em sua equipe se alguém cumpre esses e demais requisitos que você julga ser importante para ser o propagandista farmacêutico.
-
FAÇA UMA ABORDAGEM ESTRATÉGICA
Devido à proximidade com o prescritor, muitas vezes o visitador médico conhece de perto o trabalho dele. Sabe quem é seu público, quais medicações ele prescreve e conhece sua especialidade. Essas informações são valiosas e podem servir como um ótimo fator estratégico para a apresentação.
Sendo assim, o propagandista farmacêutico saberá quais temas e insumos relatar ao profissional médico. Assim como mostrar as novidades de sua área e o que o paciente pode encontrar como tratamento na farmácia magistral. Essa técnica aumenta as chances de reverter em vendas. E não se esqueça de deixar seus contatos, se a farmácia tiver um WhatsApp Business, mais fácil ainda será o contato.
-
MANTENHA ATUALIZADO E RICO O MATERIAL DE DIVULGAÇÃO
Um grande apoio para os visitadores são os materiais de divulgação disponibilizados pela farmácia. Eles apresentam de forma objetiva e técnica os produtos farmacêuticos para os prescritores e também dão credibilidade à farmácia magistral. Daí a importância de apresentar dados, ter um design moderno e conteúdo relevante.
Não se esqueça de renovar tais materiais e fazer treinamentos com o propagandista farmacêutico apoiado nesses itens. Além de reforçar o conhecimento de quem está apresentando a farmácia, também demonstra ao prescritor a preocupação em trazer informações novas.
-
TREINAR PARA UMA BOA CONEXÃO
O importante não é a quantidade de visitas a diferentes especialistas, mas a qualidade delas. Portanto, o propagandista deve estar atento a tudo que passa ao seu redor antes, durante e após as visitas. E o primeiro passo está em fazer uma pesquisa sobre o prescritor, para que a entrevista seja interessante e chame a atenção dele.
O segundo passo é lembrar ao visitador como é essencial ele estar “ligado”, ter o ouvido aguçado. Dessa forma, ele tem que buscar fazer conexões com aquilo que o prescritor lhe relata, mostrar benefícios e vantagens dos produtos sobre aquilo que ele expõe na entrevista.
O último passo é fazer uma conexão com aquilo que interessa ao prescritor, trocar ideias e se aproximar para manter um bom relacionamento. Enfim, fazer uma boa conexão e estar atento aos sinais de abertura. Como resultado, maiores serão as chances de aumentar as vendas na farmácia.
Gostou das nossas sugestões? Se você tem alguma boa técnica que coloca em prática na sua farmácia, conte pra gente nos comentários!
Referências: Catho