As redes sociais para farmácias já são uma ótima ferramenta para o relacionamento com o cliente. Seja para vendas, posicionamento da marca ou marketing, muitas farmácias apostaram no meio digital para estar presente no dia a dia das pessoas. Afinal, é onde seus clientes pesquisam, comparam preços, compram e até avaliam o serviço.
De acordo com a pesquisa Digital in 2018: The Americas, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. O que demonstra o poder das conexões online e como elas podem ser uma ótima oportunidade para os negócios. No caso das farmácias, não é diferente. Ela pode se aproveitar de diferentes redes que permitem abordagens variadas com o público.
Entretanto, não basta criar contas para a farmácia nas redes se não houver um planejamento. Da mesma maneira que as redes sociais permitem um estreitamento no relacionamento com o cliente, podem afastá-lo em caso de crises como a falta de conteúdo ou má gestão das mesmas. Por isso, hoje vamos apresentar os benefícios das redes sociais e apresentar dicas de uso das redes para as farmácias de manipulação!
BENEFÍCIOS
Como já diz o nome, as redes sociais são basicamente um espaço virtual de conexão entre pessoas. Mas também é uma plataforma de relacionamento entre empresas e clientes. E como elas podem auxiliar a farmácia magistral? Vejamos:
DIVULGAR PRODUTOS E SERVIÇOS
Apesar das restrições que as farmácias possuem sobre a divulgação de produtos, elas possuem um grande leque de opções para explorar. Entre eles, manipulados que não exigem prescrição, serviços da farmácia e a seção de cosméticos/beleza, por exemplo. Dessa forma, a farmácia pode lançar campanhas daqueles produtos em que se deseja maior enfoque. O que pode ser definido por um calendário sazonal de vendas ou lançamentos que o público alvo da farmácia possa se interessar.
DIVIDIR CONHECIMENTO E SE PORTAR COMO AUTORIDADE NO SEGMENTO
Além disso, as redes sociais para farmácias ainda permitem divulgar conteúdos focados em seus clientes. O que pode ser feito por meio de um blog ou vídeos. Assim, o público terá acesso a conteúdos que o ajudarão em seu dia a dia, sem que isso diretamente leve a uma compra. Dessa forma, haverá maior envolvimento entre farmácia e público, assim como a farmácia aumentará sua credibilidade.
DIMINUIR O CUSTO DE AQUISIÇÃO DE CLIENTES (CAC)
Quando um cliente se transforma em “mídia” da sua farmácia, maiores são as chances de ganhar um novo cliente! Nas redes sociais, isso funciona por meio do compartilhamento de postagens da farmácia. Dessa maneira, os amigos do seu cliente além de conhecerem sua farmácia por esse compartilhamento, poderão se tornar futuros clientes. E assim, haverá menor custo para atrair novos clientes.
COMO USAR AS REDES SOCIAIS DA FARMÁCIA
Além do planejamento que citamos acima, outros fatores pesam na estratégia de uso das redes sociais. Saiba como a farmácia pode atuar:
DEFINA SEU POSICIONAMENTO
A identidade visual, planejamento de conteúdo, criação de artes e linguagem são decididos a partir do posicionamento da farmácia. Isso significa como o negócio quer ser enxergado pelos clientes e como ele é visto por eles. Embora a questão pareça complexa, a definição do posicionamento se baseia em estabelecer quem é o público-alvo da farmácia e direcionar suas redes sociais para ele.
MOSTRE O QUE VOCÊ FAZ
A rede social possibilitou aproximar grandes empresas de seus clientes. Com as farmácias, o mesmo se repete. Sendo assim, apresente para seus clientes como sua farmácia atua, a qualidade dos seus insumos, as novidades do mercado e demais particularidades. Além de demonstrar transparência para o cliente, é uma maneira fácil de ter uma comunicação ativa com seu público.
INVISTA EM CONTEÚDO DE QUALIDADE
Com o público-alvo em mente, a farmácia pode criar conteúdos relevantes que agregam ao seu cliente. Isso fica visível quando esse conteúdo traz engajamento e compartilhamento. Pois, não se trata apenas de postar um conteúdo, mas que ele seja interessante para quem o lê, assiste ou vê. Dessa maneira, mas clientes se lembrarão da sua farmácia e poderão realizar uma compra futura no estabelecimento.
USE AS ESTATÍSTICAS AO SEU FAVOR
As redes sociais para farmácias podem ainda ajudar o negócio a entender seu público. Elas fornecem dados sobre quais é o melhor horário para postar, dias com mais curtidas, conteúdos mais acessados e demais informações. Assim, a farmácia entende melhor quem é seu cliente e o que lhe interessa. O que ajudará nas postagens, estratégia de vendas e relacionamento com o cliente.
APRENDA COM OS FEEDBACKS NEGATIVOS
Quem está nas redes sociais é para ser visto! Portanto, deverá aprender a lidar com as críticas e como respondê-las quando isso acontece. Isso é conhecido como gestão de crise. As farmácias devem procurar responder rapidamente o cliente insatisfeito e propor soluções. Ou seja, desenvolver ações para que esse problema não se torne algo maior.
Com essas dicas, as redes sociais da farmácia poderão atuar de maneira mais próxima com seus clientes. Assim, a expectativa é ter maior fluxo na farmácia e tornar a marca mais conhecida.
Se você gostou do nosso artigo e acha que ele pode ser interessante para um amigo, compartilhe nas suas redes sociais!
Referências: Conselho Magistral, Dicas para Farmácias e Exame