A indústria farmacêutica é uma das que se renova constantemente. Afinal, novas pesquisas estão em processo e novos produtos surgem para melhorar a saúde e o bem-estar. Pensando nisso, no mesmo ritmo deve caminhar o treinamento de vendas. É ele o responsável por mostrar todas essas novidades e explicar seu uso.
Além disso, quando uma farmácia têm atividades voltadas para o treinamento de vendas, seus atendentes e visitadores médicos apresentam melhores propostas e vendem mais. Portanto, desenvolver e atualizar as habilidades de vendas deve ser um exercício frequente.
Sem falar que não basta atualizar os colaboradores sobre os insumos da farmácia, mas pensar estrategicamente em como vendê-los. E criar esse treinamento requer planejamento, porque como você constatará, não é uma tarefa simples. Então, vamos às dicas!
TREINAMENTO ALINHADO
Antes de tudo, o gestor farmacêutico deve compreender seu negócio e mercado. Analisar quais as metas e objetivos da farmácia e como o treinamento de vendas pode estar alinhado à isso. Assim, o treinamento serve como um meio para alcançar, por exemplo, mais vendas, mais clientes fidelizados ao programa da farmácia, maior número de vendas de produtos específicos, entre outras metas.
SEUS PRODUTOS X CONCORRÊNCIA
Ao realizar o treinamento de vendas, é interessante simular situações comuns em que atendentes e visitadores médicos possam vivenciar. E uma delas é a fase da argumentação, em especial quando o cliente ou médico quer saber porque o seu produto é melhor do que outro.
Dessa maneira, monte uma lista das qualidades e diferenciais dos produtos da sua farmácia de manipulação. Faça com que a apresentação foque nesses pontos e também na identidade da sua farmácia, ou seja, a expertise que o negócio tem na área. Isso soma pontos contra a concorrência e demonstra credibilidade.
EQUIPES ESTRATÉGICAS
Por estar em contato diário com clientes e médicos, a farmácia de manipulação pode montar equipes específicas para cada categoria de cliente. Por exemplo, visitadores médicos que possuem maior conhecimento técnico e afinidade com certas especialidades médicas, podem voltar suas visitas para esse profissionais.
Já atendentes da farmácia que têm melhor relacionamento com idosos, podem ter maior aproximação com esses clientes. Em geral, essa é uma técnica para tornar o atendimento mais personalizado e com maior qualidade do que uma aproximação genérica.
ESTEJA AO LADO DO CLIENTE
O treinamento de vendas pode traçar uma estratégia de assumir responsabilidades. O que isso significa? Demonstre como é vantajoso para atendente ou visitador defender a causa do cliente e assumir a responsabilidade pelo sucesso delas. Essa carta de confiança pode aumentar as vendas e cria um relacionamento mais próximo com o cliente. Assim, ele sabe que pode contar com seus colaboradores e é um sinal de comprometimento.
TREINAMENTO DE VENDAS: APÓS FECHAR UMA COMPRA
Inclua no treinamento de vendas o protocolo do pós-venda. Essa é uma parte importante da jornada do cliente, pois pode fidelizá-lo. Nesse caso, manter o contato com esse cliente vai permitir mostrar novidades e conteúdos relevantes para ele.
Além disso, também pode ser uma maneira de demonstrar que a farmácia deseja um feedback: saber a opinião do cliente sobre seus produtos e serviços. Dessa forma, haverá um atendimento mais humanizado e focado naquilo que o público necessita. Leia também sobre como melhorar a comunicação interna da sua farmácia.
Esperamos que essas dicas no treinamento de vendas ajudem a sua farmácia. Se você quer receber outros conteúdos interessantes como esse, assine nossa newsletter!
Referências: Outbound Marketing